O nosso impacto

Avaliar o nosso impacto

2021 foi um ano desafiante, mas muito bem sucedido para a Mary's Meals. O Covid-19 continuou a afetar a maneira de alimentar as crianças no  local de ensino, com encerramentos de escolas e/ou restrições à alimentação na escola desde 2020.

Apesar disso, a Mary's Meals conseguiu manter a promessa às crianças no programa de alimentação escolar (com alimentação na escola sempre que possível e através de refeições para levar para casa quando necessário). Também crescemos, conseguindo alimentar mais 425.058 crianças, em 1.240 escolas, em 12 dos países.

2021 foi também um ano notável para a Mary's Meals ao atingirmos um marco global de alimentação diária de dois milhões de crianças, demonstrando ao mesmo tempo um forte impacto em todos os nossos programas.

O nosso Relatório Anual de Impacto de 2021 fornece uma visão geral dos dados recolhidos a partir do acompanhamento contínuo do nosso trabalho, bem como o objetivo de manter a nossa promessa no Malawi através de refeições para levar para casa (durante a maior parte do ano escolar) e no regresso à alimentação escolar (durante sete semanas).

O nosso impacto ao longo dos anos

O nosso relatório de impacto de cinco anos incidiu sobre o estudo dos programas de alimentação escolar do Malawi e da Zâmbia, 2 dos maiores programas. Ao longo do projeto, entrevistamos uma série de crianças, professores, chefes de família e voluntários para compreender plenamente a escala do nosso trabalho. Os resultados do estudo (muitos dos quais não são surpreendentes) concluem que a nossa missão - fornecer uma refeição diária num local de educação - tem impactos reais e significativos para as crianças relativamente à fome e níveis de energia,  bem-estar, acesso à educação, envolvimento e progressão na educação e apoio comunitário e apetência para a aprendizagem.

Embora o nosso foco se centre sempre nas crianças que servimos, o impacto do nosso trabalho nas comunidades também é significativo, e a generosidade e dedicação dos nossos voluntários e comunidades locais é intrínseca à nossa abordagem à alimentação escolar.

Esta garantia, de que o nosso trabalho está a mudar para melhor as vidas das crianças e comunidades que sofrem com a pobreza, mostra que a nossa missão está a ser realizada e que os nossos esforços para chegar à próxima criança nunca irão parar.

A próxima criança

A nossa prioridade, é sempre, manter a nossa promessa para com as crianças que já estão no programa de alimentação escolar, mas esforçamo-nos para chegar à próxima criança faminta à espera de uma refeição.

O nosso plano estratégico para 2021-2023 (A Próxima Criança) mantém três objetivos estratégicos:

  • Alimentar mais crianças num mesmo local de educação;
  • Ajudar aqueles que sofrem os efeitos da pobreza extrema nas comunidades mais pobres do mundo;
  • Fazer crescer o movimento global e permitir que mais pessoas ofereçam o seu dinheiro, bens, competências, tempo, ou oração para fazer crescer o trabalho da Mary's Meals; promovendo a sua visão, a sua missão e  os seus valores.
    Aspiramos a ser capazes de servir três milhões de crianças todos os dias de escola até ao final de 2023.

Este é um plano muito ambicioso, mas acreditamos que com a ajuda de todos é possível.

A nossa história de impacto - resultados

Uma criança que tem a energia para assistir e concentrar-se durante as aulas pode alcançar o impensável.

  • Os programas de alimentação escolar são reconhecidos como a melhor forma de combater a pobreza, respondendo às necessidades imediatas das crianças famintas e contribuindo para o desenvolvimento a longo prazo das suas comunidades através da educação.
  • Os nossos estudos mostram que no primeiro ano do programa, a Mary's Meals reduz os níveis de fome, e o resultado vê-se ao longo do tempo.
  • As crianças no Malawi tinham 29 vezes mais probabilidades de nunca sentirem fome na escola do que as que não recebiam as nossas refeições e as crianças do grupo do programa na Zâmbia também tinham seis vezes mais probabilidades de nunca sentirem fome na escola do que as que não recebiam.
  • Os níveis de energia também aumentaram após apenas um ano do nosso programa de alimentação, com quase 100% das crianças no Malawi e na Zâmbia a terem "mais energia" ou "muita mais energia" após comerem as refeições da Mary's Meals.
  • A frequência escolar e as matrículas são também positivamente afetadas pelo programa da Mary's Meals, com mais crianças a inscreverem-se na escola e um maior número a frequentar as aulas. As comunidades também notam menos crianças que não frequentam a escola depois da Mary's Meals estar nas suas escolas.

Relatório de Contas 

Pode encontrar mais detalhes sobre como gastamos os seus donativos nos nossos relatórios anuais.