Emergência na África Austral
Crise de desnutrição atinge 21 milhões de crianças na África Austral
Ajude a alimentar as crianças de quatro dos países mais afetados

A África Austral está a enfrentar a pior seca dos últimos 100 anos.
Em Moçambique, no Malawi, na Zâmbia e no Zimbabué, as pessoas estão a enfrentar níveis de fome de "emergência" – com uma estimativa de 21 milhões de crianças a sofrer de desnutrição.
Para combater esta emergência humanitária a Mary's Meals está a servir refeições escolares vitais a 1,5 milhões de crianças em 4 dos países mais afetados, proporcionando um "salva-vidas" para as famílias destes 4 países: Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabué.

Em 2024, as condições de seca contínua na região levaram a uma terceira colheita consecutiva muito fraca. Mesmo a época de plantio mais recente foi desastrosa, com as chuvas a chegar vários meses depois, deixando as preciosas sementes murchas e a morrer. Consequentemente, prevê-se que a próxima colheita seja também muito pobre. Apesar de algumas chuvas no final de janeiro de 2025, a temporada de cultivo está agora mais curta e sem tempo suficiente para as culturas prosperarem.
Angela Chipeta-Khonje, Diretora da Mary's Meals no Malawi, explica a gravidade da situação: "No Malawi, a economia de mercado livre é impulsionada pela procura e os preços dos alimentos estão a subir rapidamente - em muitos casos, duplicaram desde 2024. Por outro lado, ainda estamos a sofrer os efeitos do Ciclone Freddy (março de 2023) que destruiu mais de 200 mil hectares de terras agrícolas e as comunidades ainda não conseguiram recuperar. Muitas famílias que vivem com um baixo rendimento não conseguem comprar sementes ou fertilizantes para substituir as culturas murchas, e para elas o programa de alimentação escolar da Mary's Meals é uma linha de vida. Saber que as crianças estão a receber uma refeição regular na escola alivia um pouco do peso".
responsável frisa que "a educação é vital para o desenvolvimento social e económico de países como o Malawi e é preciso uma população bem-educada para progredir. Ao oferecer uma refeição diária num local de educação, não se garante apenas que as crianças tenham acesso a uma nutrição essencial, mas incentiva-as também a aprender. Aprender de estômago vazia é quase impossível".
A história na vizinha Zâmbia, onde a Mary's Meals alimenta mais de 500 mil crianças é muito semelhante. "Sabemos de muitas famílias que normalmente colhiam 20 sacos de milho do seu terreno, em 2024 colheram apenas cinco e agora não têm nada para enfrentar esta época de escassez. Isto faz com que haja um aumento dos preços, dificultando ainda mais o acesso aos alimentos, e sabemos que a próxima colheita também será muito pobre - as culturas estão atrofiadas e não prosperam devido às altas temperaturas e à falta de chuva. Temos uma necessidade urgente de incluir mais escolas no nosso programa de alimentação para evitar uma situação de crise, especialmente entre as crianças", afirma o Diretor da Mary's Meals na Zâmbia, Panji Kajani.
Lançamos assim um apelo de emergência global para angariar fundos que permita expandir urgentemente os programas de alimentação escolar nestes 4 países. Com o seu apoio, podemos alcançar muitos milhares de crianças que ainda esperam pelas nossas refeições diárias.
Histórias da África Austral
-
A crise climática causa insegurança alimentar e...
O programa de alimentação escolar da Mary's Meals tem um impacto muito positivo nas crianças em Moçambique, no meio de tantas alterações climáticas, secas, inundações e ciclones.
A crise climática causa insegurança alimentar e...
O programa de alimentação escolar da Mary's Meals tem um impacto muito positivo nas crianças em Moçambique, no meio de tantas alterações climáticas, secas, inundações e ciclones.

Alimento + Educação = Esperança
Ajude a alimentar as crianças de quatro dos países mais afetados